SulOffice.pt

VOLTA: Mauricio Moreira vence na Sra. da Graça mas Amaro Antunes mantém liderança

Este sábado era um dia decisivo nesta 82ª Volta a Portugal em bicicleta. A 9ª etapa terminava com a sempre decisiva subida à Senhora da Graça. De Boticas a Mondim de Basto, e à meta instalada no alto do Monte Farinha, os ciclistas enfrentam um difícil percurso de 145,5 quilómetros.

Na fuga do dia, o destaque foi para dois homens: Rafael Reis (Efapel) que garantiu a conquista da Camisola Verde (classificação dos pontos), e depois Bruno Silva (Antarte-Feirense) que segurou a Camisola às Bolinhas (classificação da Montanha). Basta-lhes terminar a prova para serem consagrados nas respetivas classificações.

Mas a fuga vingou. É que logo na subida de 1ª categoria do Barreiro, ainda a mais de 40 quilómetros da meta, a W52-FC Porto marcou um ritmo forte. Primeiro anulou a fuga, depois selecionou o pelotão restando pouco mais do que os homens que ainda tinha pretensões à geral.

Na aproximação a Mondim de Basto foi Jóni Brandão a estar em evidência. O sempre inconformado ciclista da W52-FC Porto atacou, acabou por entrar com Alejandro Marque na subida à Senhora da Graça, mas o galego do Atum General / Tavira / Maria Nova Hotel não aguentou o ritmo.

Na perseguição era à Efapel que cabiam as despesas da corrida, num grupo onde o camisola amarela estava na expetativa. Amaro Antunes acabou por responder ao ataque de Mauricio Moreira. O ciclista da Efapel alcançou Jóni Brandão e seguiu para a vitória, com Amaro Antunes a superar um problema no pedal para chegar na segunda posição a apenas 8 segundos do uruguaio. Joni Brandão foi terceiro a 14 segundos. Seguiu-se Frederico Figueiredo (Efapel) a 45 segundos, com Alejandro Marque a terminar no sétimo posto a 1m12s.

Contas feitas, Amaro Antunes continua de Amarelo. O ciclista da W52-FC Porto tem agora 42 segundos de vantagem sobre Mauricio Moreira. A discussão da Volta pode muito bem estar reduzida a estes dois homens. Frederico Figueiro é terceiro a 55 segundos, Jóni Brandão é quarto a 1m04, com Alejandro Marque a ser quinto a 1m18s.

E amanhã, no Contra Relógio Individual, o cronómetro será rei! A 82ª edição da Volta a Portugal em bicicleta termina neste domingo com a 10ª etapa, um contra relógio individual de 20,3 quilómetros corrido em Viseu. É o dia das decisões finais.

 

Para mais classificações consulte o separador “classificações” no site oficial da prova, em www.volta-portugal.com/

 

Acompanhe a Volta a Portugal em direto na emissão da Horizonte Algarve.

Acompanhe o Diário da Volta com emissão às 20 horas e repetição às 21 horas e ainda no dia seguinte às 7 horas, 8 horas e 9 horas.

Pedale com a Horizonte Algarve, em 96.9FM e 106.8FM e ainda na emissão online em www.radiohorizonte.com.

 

Ademar Dias

Partilha este artigo