// Página Inicial / Notícias / Sociedade
 
 
 
     
 
 






 
 
Idade média de reforma nos 62 anos

Tavira, 2 Mai (Rádio Horizonte Algarve)


O ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, revelou esta quarta-feira, no Parlamento, que a idade média de reforma na Segurança Social desceu de 64 anos para 62 anos entre 2001 e 2012, recordando que a idade legal exigida é de 65 anos.


Partilhar no FB-Radio Horizonte Algarve


O ministro disse, na comissão parlamentar sobre a suspensão das reformas antecipadas, que em Maio, a Segurança Social contabilizava 176 mil pensionistas com reforma antecipada, o que corresponde a «10% do total das reformas».


Mota Soares sublinhou que, só no primeiro trimestre deste ano, os pedidos de reformas antecipadas aumentaram 49% face a igual período em 2011, ou seja, se o Governo não tivesse suspendido as reformas antecipadas, o número seria «três vezes maior» no final deste ano face a 2011.


O ministro reiterou que esta medida permite uma poupança de 450 milhões de euros em 2012 e 2013.


«O Governo está obrigado a uma atenção redobrada. Se o Governo nada fizesse, a escalada das reformas antecipadas iria continuar. Em 2010, o número de novas reformas antecipadas foi 18 mil, em 2011 já estava em 27 mil. Em 2012, estávamos a verificar um aumento de 49%», afirmou Mota Soares.


«Compreendo quem se queira reformar antecipadamente, mas [não tomar a medida] arriscaria a sustentabilidade da Segurança Social», frisou o governante.


Respondendo às acusações do deputado socialista Pedro Marques de que o Executivo agiu às escondidas, Mota Soares retorquiu que «a única forma de tomar uma medida como esta era fazê-lo de forma reservada, para evitar um efeito de chamada», que se traduziria numa verdadeira corrida às reformas, que levaria, segundo as suas estimativas, a um aumento de 30% nos pedidos de reformas antecipadas, o que custaria 150 milhões de euros ao Estado.


 


Ademar Dias


A Rádio Horizonte Algarve, RadioHorizonte.com e AlgarveNoticias.com privilegiam as notícias que julgam ter mais interesse para todos os seus ouvintes e leitores, principalmente em todos os concelhos algarvios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Ler Comentários Desta Notícia Imprimir Recomendar
   
   
 
   
 
     
Pesquisa
Data Início
Data Fim
Procurar:
Secção
 
 
 
 
 
 
 
      Rádio Horizonte Algarve - © Todos os direitos reservados