// Página Inicial / Notícias / Sociedade
 
 
 
     
 
 






 
 
Economia: OCDE revela dados positivos

O indicador avançado da OCDE para a actividade económica em Portugal subiu em Dezembro para os 100,92 pontos, situando a variação anual em 7,45 acima do valor estabelecido um ano antes e a consolidar 11 meses consecutivos de melhoria, revelou esta sexta-feira a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).


Em termos mensais, o indicador para Portugal aumentou 1,02, em ligeiro abrandamento face à oscilação do mês precedente, mas acelerou na variação anual (4,85 pontos em Novembro).


No relatório elaborado para as 29 economias da região da OCDE, são apresentados os índices compostos (os CLIs - Composite Leading Indicators). A organização internacional salienta que a leitura feita em Dezembro dá «sinais mais fortes nas perspectivas de expansão económica».

Os indicadores para a China, índia, Rússia e Brasil estão agora mais próximos dos seus valores de longo prazo, afirma a organização.

Neste contexto, o indicador avançado para o conjunto da OCDE subiu 0,88 (+10,07 em comparação com o valor de um ano antes), para 103,1 pontos, progredindo 0,9 na Zona euro (+12,2 do um ano antes), para os 104,91.

Nos Estados Unidos e no Japão as subidas foram levemente menos fortes, mas com evolução igualmente positiva para a actividade de médio prazo.

Os CLIs da OCDE, como outros de natureza semelhante (exemplo do indicador coincidente mensal do Banco de Portugal), procuram identificar um ponto de viragem do ciclo económico.




Data: 5 de Fevereiro de 2010
Ler Comentários Desta Notícia Imprimir Recomendar
   
   
 
   
 
     
Pesquisa
Data Início
Data Fim
Procurar:
Secção
 
 
 
 
 
 
 
      Rádio Horizonte Algarve - © Todos os direitos reservados