// Página Inicial / Notícias / Sociedade
 
 
 
     
 
 


Ativar Tavira - o pulsar ativo da cidade



 
 
Alunos portugueses recordistas da carga horária

Tavira, 1 Mai (Rádio Horizonte Algarve)


Os alunos portugueses são dos que têm mais carga letiva entre os países da União Europeia. Passam mais tempo nas salas de aula, mas não têm os melhores resultados escolares.


Conclusões do relatório «Tempo letivo recomendado no ensino obrigatório europeu».


Partilhar no FB-Radio Horizonte Algarve


É no primeiro ciclo que os alunos portugueses passam mais tempo nas salas de aula, se comparamos com outros países da União Europeia.

No primeiro ano, as crianças em Portugal passam anualmente 936 horas nas aulas. Em Espanha 875, na Inglaterra 798 e na Finlândia apenas 569 horas.


Curiosamente, estes números não significam que em Portugal os resultados escolares sejam melhores.


O relatório indica ainda que somos dos países que mais horas dedica a disciplinas não nucleares.


O ministério da Educação aponta esta dispersão curricular como um dos problemas. A tutela realça que «um dos objetivos da revisão curricular é o reforço de disciplinas essenciais como Língua Portuguesa, Matemática e História». O comunicado reforça: «Portugal é campeão da dispersão curricular».


Já os professores evidenciam a extensão dos programas, com muita matéria para lecionar num ano letivo e alertam para diminuir a carga horária e para a revisão dos conteúdos.


 


Ademar Dias


A Rádio Horizonte Algarve, RadioHorizonte.com e AlgarveNoticias.com privilegiam as notícias que julgam ter mais interesse para todos os seus ouvintes e leitores, principalmente em todos os concelhos algarvios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Ler Comentários Desta Notícia Imprimir Recomendar
   
   
 
   
 
     
Pesquisa
Data Início
Data Fim
Procurar:
Secção
 
 
 
 
 
 
 
      Rádio Horizonte Algarve - © Todos os direitos reservados