Partilhar no FB-Radio Horizonte Algarve
Nos dias 28 e 29 de abril, atores e investigadores reúnem-se no Teatro das Figuras, em Faro, para a realização da primeira edição das Jornadas do Teatro Amador do Algarve.
A organização é da Direção Regional de Cultura, CIAC – Centro de Investigação em Arte e Comunicação da Universidade do Algarve, Teatro Municipal de Faro e A Peste – Associação de Pesquisa Teatral.
Segundo António Branco, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigador nesta área, “numa região que regista uma intensa atividade teatral amadora, nunca houve um momento de encontro entre os atores e de reflexão sobre esta temática.”
O programa está organizado em mesas temáticas, em cada uma das quais intervirão dois representantes de grupos de teatro amador da região. Para a sessão de abertura estão confirmadas as presenças da atriz Fernanda Lapa, que iniciou a sua extensa carreira no teatro amador, e do professor José Louro, profundo conhecedor da realidade do Algarve ao nível do teatro amador, escolar e profissional. Na sessão de encerramento, intervirão a atriz Manuela de Freitas e a professora e investigadora Eugénia Vasques.
As I Jornadas do Teatro Amador do Algarve pretendem refletir sobre temas, tais como os critérios que diferenciam o teatro amador do teatro profissional, a função social e artística do teatro amador, o impacto que a existência ou inexistência de recursos financeiros e equipamentos tem nas opções artísticas e nos seus resultados, entre outros.
Do programa destas Jornadas faz também parte uma masterclass com a coreógrafa Madalena Victorino, que terá lugar no dia 28 de abril às 21 horas.
A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através dos sítios de internet do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, em www.ciac.pt, e da Direção Regional de Cultura, em www.cultalg.pt
Ademar Dias
A Rádio Horizonte Algarve, RadioHorizonte.com e AlgarveNoticias.com privilegiam as notícias que julgam ter mais interesse para todos os seus ouvintes e leitores, principalmente em todos os concelhos algarvios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. |